31 de mar de 2011

Entre na era dos quadrinhos digitais


Todo mundo já lê gibi no computador, desde que os scans se tornaram populares, mesmo que você seja daqueles conservadores tipo eu, que ainda prefere o formato papel, de vez em quando é necessário dar uma lida em quadrinhos no formato digital, mesmo que seja pra pegar aquela edição que não saiu no Brasil ou que já esta fora de catálogo.

Atualmente as grandes editoras americanas e europeias já comercializam uma boa parte de seus títulos neste formato, com o surgimento do iPad e a onda dos tablets este mercado irá crescer mais ainda nos próximos anos. Muita gente da nova geração deverá até prescindir dos quadrinhos em papel e ler somente no PC ou tablet.

Chega de revistas velhas amarelando em caixas enormes no guarda roupa, embaixo da cama e em tudo que é lugar da casa, chega de ter trabalho pra ensacar, tirar os grampos e organizar tudo no armário, chega de ouvir sua mãe, seus irmãos, sua namorada reclamando que não tem mais espaço pra tanto gibi, chega de viajar com a mochila pesada de tanta revista, chega de percorrer sebos empoeirados ou estourar uma grana no ML pra comprar aquele número antigo que você precisa pra completar a coleção!

Tudo isso deixou de ser necessário, agora é muito mais fácil organizar, catalogar, guardar e transportar seus gibis. Aquelas edições antigas que você sonha ler poderão ser compradas legalmente (ou baixadas ilegalmente se você quiser, o que eu não recomendo). E se você preferir manter uma coleção em papel (o que eu recomendo), pode escanea-las para ler no formato digital também, preservando suas revistas.

O blog Gizmodo Brasil publicou um ótimo tutorial com tudo que você precisa saber para entrar definitivamente na era dos quadrinhos digitais.

O texto traz um guia bastante amplo de lojas online onde os quadrinhos podem ser adquiridos neste formato, informações sobre como escanear suas revistas, como definir o formato dos arquivos, uma lista fantástica de softwares que auxiliam na organização de sua coleção nas plataformas Windows, Mac e Linux! Além disso há indicações dos melhores e-readers para quadrinhos em PCs e tablets.

Mesmo não sendo um verdadeiro entusiasta de tudo isso e ainda sentindo muito mais prazer na leitura de gibis velhos com cheiro de mofo, achei importante compartilhar o texto com os leitores aqui do blog, façam bom proveito!


Leia a matéria completa clicando aqui.



...

1 Comentário:

Gilgomex™ disse...

cara, eu tb sou do tipo que curte muito o papel... mas já faz um bom tempo que não compro edições mensais, gostava muito da série maiores clássicos, mas a Panini parou de publicar... e eu estive calculando o quanto vou economizar por mês tendo um tablet... é... acho que vou me tornar um leitor digital... mas é claro que um Sandman ou Watchemn definitivão eu vou continuar comprando, sem dúvida...

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.

  ©Caixa de Gibis - Todos os direitos reservados.

Sobe