24 de mar. de 2011

Os primeiros trabalhos de John Buscema


Ele foi meu desenhista preferido na infância e adolescência, sendo um bom fã de Conan, não podia deixar de ser fã de John Buscema. Mas uma coisa que eu não sabia é que ele começou muito cedo nos quadrinhos, em 1948, ainda na época em que a Marvel não era a Marvel ainda, mas sim Timely Comics.

John Buscema nasceu em Nova Iorque em dezembro de 1927, seu nome real era Giovanni Natale Buscema. Ele começou a se interessar por desenho quando criança, copiando tiras de Popeye, aos vinte anos, foi até a Timely procurar um emprego como desenhista de propaganda, mas lá ele conheceu o legendário Stan Lee, que o colocou pra desenhar quadrinhos.

Buscema não gostava muito de quadrinhos, preferia a publicidade e só fazia HQs pelo dinheiro, mas isso não o impediu de se tornar um ícone na história das HQs, atravessando a o final da Era de Ouro e chegando até a Era Moderna com seu traço bonito e elegante que deu vida aos melhores momentos do Surfista Prateado, do Conan e de diversos outros personagens da Casa das Ideias. Quando Stan Lee quis lançar um livro sobre como desenhar quadrinhos, foi Buscema que ele chamou pra fazer as ilustrações e eles lançaram How to Draw Comics, The Marvel Way. O artista está no Hall da Fama das HQs, mas seu começo foi simples, como você pode ver abaixo.

A primeira HQ de John Buscema foi publicada na revista Lawbreakers Always Lose #3, em agosto de 1948:






A última imagem é de sua primeira capa, feita em dezembro de 1949, com uma cena de violência doméstica que hoje seria proibida.


Via CBR


...

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.

  ©Caixa de Gibis - Todos os direitos reservados.

Sobe