28 de abr de 2011

Você está pronto para... dois Constantines?

Pois é isso o que teremos a partir desta semana! Eu já tinha adiantado aqui no em Quadrinho que John Constantine iria retornar ao Universo DC, mas ainda não se sabia como e quando isso iria acontecer.

Ontem saiu o preview do número 24 da saga O Dia Mais Claro, que vinha sendo publicado lá nos EUA como uma série quinzenal há um ano e aqui no Brasil começou a ser publicado pela Panini no mês passado em formato mensal. Agora está confirmado que a figura misteriosa que vem questionar a eleição do Monstro do Pântano como Protetor da Terra (ou Campeão da Terra, ou Lanterna Branco, whatever), e que aparece em silhueta na imagem abaixo, é mesmo John Constantine!

Ele será o grande protagonista da série Brightest Day Aftermath: The Search for Swamp Thing e a partir dai vai atuar com frequencia no Universo DC.


Porém a coisa não vai ser bem simples assim, pois da mesma forma que o Monstro do Pântano retornou, vamos dizer, mais ou menos diferente, Constantine também não vai ser o mesmo.

O Monstrengo, pra quem não sabe, surgiu no Universo DC na revista House of Secrets #92, em 1971. Ele era Alex Olsen, um cientista que foi transformado em um monstro por causa de um acidente em seu laboratório químico causado por um colega invejoso que desejava sua mulher. Era pra ser uma história fechada, mas o personagem fez sucesso e decidiram recontar sua origem. Len Wein e Bernie Wrightson recriaram o personagem em uma revista solo no ano seguinte.

Ele passou a ser Alec Holland, um cientista que trabalha em uma fórmula química revolucionária que faria desertos se transformarem em florestas. Seu laboratório é sabotado com uma bomba por uma organização maléfica e ele cai no pântano, fugindo da morte, mas se transformando em um monstro.

Mais tarde, Alan Moore modificou tudo isso e transformou o Monstro em um elemental da natureza, com incríveis poderes sobre todo o reino vegetal do universo. Ele não era mais Alec Holland, sua mente havia apenas sido absorvida no pântano pela criatura elemental, que começou a pensar que era ele.

Agora este seu retorno maravilhoso arquitetado por Dan Didio, editor da DC, deverá ignorar essa sacada genial e o Monstro e Alec Holland voltarão a ser a mesmíssima pessoa. Isso pode não causar muita confusão, afinal o Verdão estava sem uma série própria pela Vertigo há tempos. Da mesma forma, isso é apenas o começo, a partir dai vários personagens que estão na Vertigo vão voltar a atuar no UDC. O editor Dan Didio deixou escapar que ele não só está chamando os personagens de volta, mas também os velhos leitores.

Mas e ai, como isso afeta Constantine? É o seguinte, Constantine continua com sua série própria e ela não vai ser cancelada, então como eles vão inserir o Mago filha da mãe no meio dos super-heróis, vão repaginar assim como vão fazer com o Monstro?

Simples! a PARTIR DE AGORA TEREMOS DOIS CONSTANTINES!

Essa foi a sacada "genial" que o editor da DC achou pra descaracterizar o personagem e inseri-lo no meio dos heróis. Simplesmente a série Hellblazer continua na Vertigo com sua cronologia própria e, ao mesmo tempo, um Constantine mais jovem vai AJUDAR o Monstro do Pântano a encontrar sua missão de ser o Campeão seja lá do que for, junto com os outros heróis.

É ou não uma chupinhada da aparição original do Constantine, na saga Gótico Americano escrita pelo Alan Moore, em que ele ajudava o monstrengo a se conhecer e de quebra tocava o pau contra a Brujeria?

A confusão é maior quando Didio afirma que também poderá haver dois Monstros do pântano! Ele se justifica dizendo que isso é normal e que o Homem Animal, o DeadMan, o Vingador Fantasma e a Orquídea Negra já transitaram entre os dois universos. A Morte já encontrou Superman em Action Comics #894 e agora no número #900. O que eles querem é reintroduzir o Monstro, e também Constantine, do jeito que eles eram quando surgiram no UDC. Santa creatividade bátima!!

Mas se você for um fanático por Hellblazer assim como eu, não precisa ficar triste, por que a série continua do jeito que é, pelo menos é o que Didio garantiu.

Agora sendo pessimista: Constantine faz aparições canhestras no UDC, isso agrada os fãs e ele ganha mais leitores pra sua revista solo. Isso faz com que o personagem se adapte e fique mais light, mais fresquinho para o público dos super-heróis. Ou pior: ele se entranha de vez no meio da heroizada e passa a fazer parte dela como o Doutor Estranho da DC e tem seu título, que já não vende muita coisa, cancelado.

Sendo otimista: Constantine atrai mais leitores e isso gera uma investimento maior no personagem, com séries especiais e artistas consagrados (quem sabe um filme decente) e ele mantém suas características originais.

Sendo meio Constantine, apocalíptico: Todos os personagens da Vertigo retornam a DC e sofrem modificações, inclusive aqueles que foram criados no selo adulto, até mesmo Sandman e Fábulas entram no rolo, e a Vertigo vira apenas um selinho pra enfeitar revistas como Daytripper, esses filmes do Sean Penn em quadrinhos.

É isso ai, Dan Didio, continue tendo ideias maravilhosas!

Veja o preview de O Dia Mais Claro #24:







...

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.

  ©Caixa de Gibis - Todos os direitos reservados.

Sobe