25 de abr. de 2011

John Constantine retorna ao Universo DC, ou como estão ferrando com a Vertigo!


Peter Milligan, atual escritor do título Hellblazer, confirmou que Jonh Constantine vai mesmo voltar a fazer parte do Universo DC. Milligan fez um pronunciamento no painel em homenagem aos 25 anos do personagem que ocorreu sábado a noite no London Sci-Fi Festival.

No entanto, o escritor deixou claro que isto não vai afetar as histórias da série Hellblazer no Universo Vertigo. Será o mesmo personagem, mas em histórias distintas. Segundo ele, os fãs do Mago não tem motivo pra reclamar por que são suficientemente sofisticados para entender esta separação.

Problema solucionado, agora os fãs estão fazendo suposições de como seria o retorno de Constantine a sua casa de origem.

Recentemente foi anunciado o retorno do Monstro do Pântano ao Universo DC, em meio a conclusão dos eventos da saga O Dia Mais Claro. Há expeculações de que Constantine esteja pegando carona. A imagem acima é de Brightest Day Aftermath: The Search For Swamp Thing, escrita por Jonathan Vankin e desenhada por Marco Castiello. Trata-se de uma série em três edições que sairá a partir de junho nos EUA.

Explicando: O Dia Mais Claro encerra agora em abril com seu número 24, a série foi sequencia de A Noite Mais Densa, onde uma galera de super-heróis resuscitou, entre eles Aquaman, Gavião Negro, Mulher-Gavião e o Caçador de Marte. No final o Monstro do Pântano foi escolhido como o novo Protetor da Terra.

Agora em Brightest Day Aftermath vai rolar o seguinte:

“Seguindo os eventos de O Dia Mais Claro, o novo Protetor da Terra foi escolhido. Porém um herói desconfiado que retorna ao Universo DC tenta convencer Batman, Superman e os outros heróis de que isto pode não ser uma boa coisa por que ele pode ver que algo está errado e os dias mais claros da humanidade de fato chegaram ao fim”.

Esse "herói desconfiado" que questiona a escolha do Monstro do Pântano para ser o Protetor da Terra, segundo os malucos do bleeding cool, tem grandes chances de ser John Constantine. Olhem para a silhueta da figura em primeiro plano na capa do gibi, pela posição de seus braços ele parece estar fumando. No peito de Superman há uma luz que parece vir de um isqueiro, parece muito Constantine em sua posição clássica, acendendo um cigarro!!

Mas enfim, não interessa tanto como Constantine fará seu retorno ao UDC, o que vai pegar mesmo nessa decisão é a promessa de que ele continuará com sua série mensal independente pela Vertigo, será mesmo? A mim parece que a Vertigo tá mudando sua cara, apostando em séries cada vez mais convencionais e Constantine parece uma pedra no sapato lá dos anos 1980. De fato o personagem está velho e não combina muito com a nossa época de frescuras e correção política, mas não vejo razão nenhuma de ter ele convivendo no mesmo gibi com Batman e Superman.

A vertigo já publica séries como Daytripper, que não tem nada a ver com sua linha editorial, e está cada vez mais fadada ao ostracismo. Agora perder seus principais personagens para o UDC é uma humilhação, uma apelação filha da puta. Em quem vão transformar Constantine, no Doutor Estranho da DC? Nem mesmo quando ele fazia parte do UDC o cara se envolveu com super-heróis. Gótico Americano, a saga de Alan Moore em que ele apareceu pela primeira vez, ocorreu paralelamente a Crise Nas Infinitas Terras e Constantine não se envolveu nas tretas dos heróis. Por que fazer isso agora?

Também fica a dúvida se Constantine manterá a mesma personalidade no UDC, com gibis voltados para adolescentes e crianças, a maioria só preocupada em ver pancadaria nas revistas em meio a frases de efeito, como vão inserir um velho que fala palavrão, faz sexo de verdade, bebe como um cachorro louco e fuma um cigarro em cada página sem perder esse público? Não sei não, será que vão transformar o Constantine do gibi no Constantine do filme, aquele viadinho com cara de lesma feito pelo Keanu Reeves? Eu digo que sim e isso É revoltante!


...

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.

  ©Caixa de Gibis - Todos os direitos reservados.

Sobe