21 de mar. de 2012

50 sites sobre quadrinhos


O sentido da existência da internet é compartilhar, não omitir. Nunca devemos esconder de onde tiramos informações, até mesmo porque este é um ambiente aberto. Seria ingenuidade achar que existe algo aqui que não pode ser facilmente encontrado por qualquer criança. Mas é lógico, quando começamos a pesquisar um assunto específico, vamos aos poucos achando as melhores fontes.

Alguns leitores novatos me perguntam coisas, de onde tirei isso e aquilo, qual o site disso e daquilo, e sempre respondo. Outro dia um leitor me perguntou qual seriam os melhores sites sobre HQs, então tive a ideia de fazer uma lista com o que eu acho que tem de mais relevante em termos de sites sobre quadrinhos, em qualquer sentido, dentro dos meus conhecimentos.

Separei os sites em apenas três categorias: em língua portuguesa, em inglês e em outras línguas. Não incluí sites de scans, sites de artistas, deviant arts, tumblrs, sites de editoras, específicos de um personagem ou fóruns. Dei prioridade aos sites informativos e de opinião. Também não entraram na lista sites sobre mangá, simplesmente porque é um estilo que não conheço. Fiz também, lógico, minhas considerações sobre alguns deles. Claro que não é uma lista completa, mas se você tiver alguma sugestão, é só deixar um comentário. Clique no título dos sites pra entrar e fazer uma boa leitura.


Sites em português

Blog dos quadrinhos

Escrito por um jornalista, este site é muito respeitado e traz informações em primeira mão. Particularmente acho muito chato, tem muitos textos sobre quadrinho nacional e eleva muito os argentinos, que pra mim não são os mestres dos quadrinhos como tá na moda dizer por aí. Mas pra quem gosta, vale a pena acompanhar.

HQ Maniacs

Site informativo com grande variedade de temas, pode ser uma notícia ou uma simples foto. Não acompanho porque as resenhas e notícias são redigidas de forma muito convencional e pouco empolgante pra mim. É o tipo de site pra quem gosta de ficar vendo a nova foto disso, o novo diretor daquilo. O bom é que nos arquivos tem algumas matérias interessantes. Também fala de cinema e nunca cita suas fontes (!).

ImpulsoHQ

Site focado em quadrinhos brasileiros a maior parte do tempo. Divulga textos que parecem releases de editoras. As vezes tem alguma coisa interessante, mas no geral é aquela mesma chatice de sempre. "Valorize os quadrinhos brasileiros" e blá blá blá. Papo velho.

Judão

O Judão não é sobre quadrinhos, é um site de cultura pop, inutilidades da internet e mulheres nuas, mas também fala sobre HQs. Não tem nada que não saia em outros sites, mas é legal de ler porque é escrito de forma mais divertida. E tem mulheres nuas. :)

Melhores do Mundo

Todo mundo conhece, é o mais escrachado e engraçado site sobre HQs e filmes. É escrito por uns caras meio retardados e lido por todos os nerds absolutamente retardados que existem.

O único defeito do MDM é que eles costumam detonar tudo que é coisa nova, principalmente de super-heróis, mas quando vão falar de quadrinhos brasileiros, viram boiolas e ficam puxando saco, lambendo a benga de artistas medíocres só porque são brasileiros, não tem culhões pra criticar um artista nacional. Os comentários são muito legais de ler.

Pipoca e Nanquim

Um site oba oba. Com videos e programas de rádio, a ordem é elogiar tudo. Se sua avó fizer um gibi com palitinhos, mande pra eles que eles elogiam. É meio descerebrado. Nos videos, um clube de marmanjos se reune pra falar obviedades wikipédicas sobre HQs, é coisa feia de ver, mas não sei por quê, todo mundo assiste. Eles lambem as botas do Maurício de Souza e todo mundo que tenha destaque nas HQs.

No fundo, é um site de autopromoção. Os caras aparecem ostentando coleções de gibis e coisas assim. É o site dos nerds da nova geração, dos leitores de quadrinhos modinha. Tem muitas informações incorretas. No momento, é um dos sites mais populares.

Omelete

Todo mundo conhece. Pega informações de sites em inglês, como Bleeding Cool, traduz e publica, poucas vezes citando as fontes. Dificilmente apresenta coisas originais, mesmo assim, é o maior sucesso. Segundo a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, este site rende mais de um milhão e duzentos mil reais por ano, cem mil por mês. É um negócio da china nerd.

Serve pra quem não lê em inglês ou pra quem não quer compartilhar uma notícia em outras linguas no facebook: É só pegar o link do omelete, é tão útil quanto o google translate. Não sei se eles pagam uma comissão desses um milhão pro pobre do Rich Johnston, o cara que faz as matérias.

Multiverso DC

É o principal site brasileiro que cobre as novidades do multiverso da DC Comics. É competente e serve bem pros decenautas, tem algumas resenhas legais e tudo, mas acho que ainda é muito dependente do método omelete "pegue uma notícia do bleeding cool, traduza e jogue lá". Falta originalidade. Mas em terra de cego...

Universo Marvel 616

Um dos melhores, senão o melhor, site sobre quadrinhos do Brasil. Cobre especificamente o universo Marvel regular. Tem as notícias de praxe, mas também apresenta artigos, resenhas, promoções e participa de eventos. Os textos são competentes, cita as fontes, o visual é muito bacana. Não sou marvete, mas gosto desse site.

Portal Tex BR


Ótimo site, voltado aos fãs de Bonelli Comics, com notícias e fóruns de discussão. Inclui artigos e uma loja virtual. Recomendado.

Guia dos Quadrinhos

É a maior enciclopédia dos quadrinhos em português. Funciona como uma wiki, onde os leitores podem colaborar. Muito útil pra pesquisadores e colecionadores. Demais.

Portal Rio Comicon

O Rio Comicon é um evento que acontece no Rio de Janeiro anualmente. Há algum tempo eles transformaram o site oficial em um portal sobre quadrinhos. Fiquei surpreso porque o resultado é excelente. São ótimas matérias e entrevistas.

UniversoHQ

Todo ano o UHQ ganha, estranhamente, o prêmio de melhor site sobre quadrinhos do Brasil, mas fico me perguntando: por quê? Notícias copiadas de sites estrangeiros sem citar a fonte, resenhas mal escritas e matérias cada vez piores, design tenebroso, sai do ar por dias sem explicação, não tem espaço pra comentários e puxa saco de quadrinhos nacionais. Este é o Universo HQ.

Na verdade, é o pior site sobre quadrinhos que o Brasil tem. Mas o editor se acha: quando propus melhoras no site, ele me bloqueou no Facebook. Como um crítico de quadrinhos, é um bom comentarista de futebol.

Literalmente, só pra quem não conhece quadrinhos.

Raio Laser

O Raio Laser é um site de crítica e estudos sobre histórias em quadrinhos. O clima dos textos é acadêmico, mas é um site muito bem escrito, com um foco maior em quadrinhos europeus e nacionais. É o tipo de site que vai agradar aqueles caras que fazem TCC sobre quadrinhos (pra provar que são pessoas cool e ficar bem na faculdade), com títulos do tipo "Nietzsche e a vontade de potência em Maus de Art Spiegelman" ou "A problemática axiológica em Superman e Capitão América no mundo globalizado" ou "A escola de Frankfurt e a reprodutibilidade técnica da arte sequencial na era digital".

Brincadeira, é um site bacana.

Nostalgia do Terror

O site máximo sobre HQs de terror no Brasil, dá destaque para as publicações dos anos 1960 e 70, como Kripta e Spektro. Tem histórias pra ler em PDF, ilustrações, artigos e contos. Este site é demais.

Gibizada

É voltado pros quadrinhos nacionais e europeus. Também é bem convencional, mas os textos são bem escritos.

Soc Tum Pow

Fala de super-heróis Marvel/DC, traz informações de sites americanos em artigos bem escritos. O que falta é personalidade.

Chamando Superamigos

Um blog de curiosidade sobre o mundo dos super-heróis, é divertido.

HQ Rock

Mistura notícias de quadrinhos e rock. O que tem de bom tá nos arquivos: ótimas matérias sobre a cronologia dos super-heróis.

Ladys Comics

Garotas bonitas que leem quadrinhos, elas decidiram escrever um blog e tal. Mas elas são feministas e NÃO tiram fotos de cosplay. Você não vai querer ler.

Guedes Manifesto

O Roberto Guedes é um pesquisador de quadrinhos especializado nos super-heróis, com vários livros sobre o assunto. Vale a pena acompanhar o blog dele!

Museu dos Gibis

Para os pesquisadores que curtem as velharias.

Quadrinho.com

Mais um site tipo "eu adoro quadrinhos nacionais, europeus e Maurício, Laerte é genial e ninguém compra meu gibi". Só pra quem gosta.

Quadro a Quadro

Esses caras chamam quadrinhos de "nona arte", como se chamar arte por número ainda fosse viável, sei lá de onde vem isso. Mas taí outro site com quadrinho nacional e europeu e essas coisas. Artigos interessantes.


Sites em inglês

Bleeding Cool

A fonte secreta do UniversoHQ, do Omelete e de muita gente hoje em dia. Boatos, notícias, indústria, entrevistas, artigos e tudo.

Comic Book Movie

O resumão de tudo é aqui neste fan site, eles pegam tudo de todo lugar e colocam em um lugar só. Cinema, quadrinhos e... cosplays!

Comic Book Resources

Melhor e mais importante desde que surgiu e até hoje, o insuperável CBR te deixa por dentro de tudo. Também é fonte secreta de notícias.

Good Comics


Blog do CBR, absolutamente genial. Colunas imperdíveis, vá ao arquivo e simplesmente aprenda!

Comics Alliance

Notícias, ótimas resenhas, arte, curiosidades e... cosplays! O meu blog preferido! Também é fonte secreta de notícias.

Newsarama

Outra fonte secreta dos sites brasileiros. Entrevistas e notícias sobre quadrinhos, cinema, TV.

Hero Complex

Mais uma fonte. Pouco concentrado em quadrinhos, mais em cinema.

Superhero Hype

Quadrinhos e cinema, cinema e quadrinhos, outra fonte!

Io9

Um blog diferenciado sobre cultura pop, com ênfase em ficção científica. Muito recomendado, também fala sobre HQs.

The Comics Journal

O site cabeça das HQs americanas. É uma revista na verdade. Ótimo conteúdo, mas muito pseudointelectual as vezes. Os caras parecem odiar super-heróis, as vezes é pura empulhação universotária. Quem não gosta é Grant Morrison.

Comics Reporter

Notícias e opinião em um site inteligente que cobre os alternativos, europeus e tudo menos mainstream nos EUA.

The Daily Blam

Cultura pop e mulheres bonitas, também fala sobre HQs, cinema, etc.

The Beat Comics

Site que vem se destacando nos EUA pela cobertura do meio alternativo. Com ótimos artigos e algumas notícias exclusivas.

Golden Age Comic Book Stories


O melhor blog sobre a Era de Ouro. Não traz textos, só imagens. Não é só quadrinhos, inclui ilustrações e pulp.

Lambiek


Uma enciclopédia em inglês, com foco em autores europeus. Para aprender!

Read About Comics

Ótimo site de crítica de quadrinhos, com super-heróis, mas também os gibis alternativos americanos, lançamentos de editoras pequenas, mangá e Vertigo.

ICV2


O site onde você pode checar as estatísticas de vendas dos gibis nos EUA. Para pesquisadores.

DC Comics Database

A enciclopédia da DC Comics. Aqui você encontra as informações sobre personagens, edições e autores. A fonte pra quem precisa estudar a complicada cronologia da editora.

Marvel Comics Database

Versão Marvel da enciclopédia com tudo sobre os autores, séries e personagens.

Comic Book Database

Uma grande enciclopédia que pretende catalogar simplesmente tudo! Utilize a caixa de busca.

Comic Museum


Quadrinhos da Era de Ouro que cairam em domínio público são disponibilizados neste site. Para pesquisadores e admiradores.


Sites em outras línguas


ActuaBD

Notícias do mundo dos quadrinhos na europa, em francês!

Estudios y Crítica de la Historieta Argentina

Blog com artigos e resenhas sobre HQs argentinas, em espanhol.

Le Comptoir de La BD

Blog do jornal francês Le Mond sobre o universo dos quadrinhos na europa.

Bandé Dessinee

Uma wiki sobre quadrinhos franceses, em francês, lógico.

Portail de la Cité internationale de la bande dessinée et de l’image

Site do museu de Banda desenhada Franco/Belga com todas as novidades e notícias do mercado local, em francês.



...

7 Comentários:

Weber Carvalho disse...

Faltou o Santuário: http://osantuario.com/2012/03/19/a-arte-de-weber-carvalho-o-heroi-nao-e-meu-sao-nossos-herois/#comment-2431 Mas é questão de tempo e logo ele também conquistará seu espaço! Valeu pelas indicações! Alguns são muito conhecidos e outros vou agora mesmo conhecer!!!

Anônimo disse...

hahahaha, o pior, eu concordo com você hahahahahaha

Caveirinha disse...

Obrigado, amigo Tavares, pelos os elogios ao site Nostalgia do Terror. Espero que o trabalho colabore em pesquisas e na solidifique memória dos artistas de uma época tão fértil nas Hqs do nosso país.

Abraços

Ulisses Azeredo - Editor
www.nostalgiadoterror.com

Linck disse...

Filma nóis também Galvão.

http://quadrinhosnasarjeta.blogspot.com.br/

Tenho pouco mais de três meses, mas sigo.

Dimas disse...

Faltou colocar o link para esses sites.
No mais, excelente.

Bruno disse...

Também tem esse aqui que é interessante:

http://quadrinheiros.wordpress.com/

Anônimo disse...

Gosto dos artigos desse site. O autor é bastante franco,autêntico e exigente. Isso que está faltando na indústria de quadrinhos,parabéns.

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.

  ©Caixa de Gibis - Todos os direitos reservados.

Sobe