10 de mar. de 2012

Morre Moebius, gênio dos quadrinhos



É ruim usar o blog para dar uma notícia triste. Mas esta foi a primeira que vi logo agora pela manhã e que muito me consternou. Faleceu o grande desenhista Jean Giraud, mais conhecido como Moebius. A notícia vem do site Europe1:

"Nascido em 1938, Jean Giraud morreu na manhã de sábado, segundo informações do Europe1, confirmada por sua esposa e cunhada.

Escritor e ilustrador francês, ele era conhecido pelo seu próprio nome, mas também sob o pseudônimo Gir e Moebius. Ele foi o criador da série Blueberry."

O site RTL também noticiou:

"O desenhista e escritor de histórias em quadrinhos Jean Giraud morreu nesta manhã de sábado aos 73 anos após uma longa doença. Conhecido sob os pseudônimos Gir e Moebius, ele criou a série Blueberry.

Foi considerado "Melhor Artista em artes gráficas", por Jack Lang, então ministro da Cultura francês, e em 1985 foi condecorado com a Ordem das Artes e Letras por Francois Mitterrand, [então presidente francês]. Um selo postal em sua homenagem com reprodução de suas criações foi emitido em 1988."

Moebius era um dos meus desenhistas preferidos, não sei bem o que escrever agora. Mais tarde falarei sobre ele.

O mundo dos quadrinhos esta de luto.

...

1 Comentário:

Wallace disse...

Depois de Jack Kirby, foi uma das noticias de falecimento de artistas de quadrinhos que mais me marcou nos últimos anos.

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.

  ©Caixa de Gibis - Todos os direitos reservados.

Sobe