21 de fev de 2011

A primeira História em Quadrinhos de todos os tempos?

[Clique para ampliar]

Até hoje ainda não se chegou a uma definição concreta sobre quando surgiram as Histórias em Quadrinhos. Alguns specialistas trabalham com o consenso de que foi a série americana The Yellow Kid (1895), de Richard Outcault, a primeira a reunir todos os elementos característicos da linguagem. Mas quem afirma isso são em sua maioria os especialistas americanos, que se gabam de serem os inventores de tudo.

A maior parte dos estudiosos do assunto hoje acredita que na verdade teria sido a Histoire de Mr. Vieux Bois (1827), do suiço Rodolphe Töpffer, a primeira HQ de todos os tempos.

A polêmica obviamente não tem sentido, sabemos que as HQ se desenvolveram meio que paralelamente em todo mundo, com cada artista acrescentando um elemento novo que foi se juntando no desenvolvimento da linguagem por pelos menos um século, enquanto se aprimoravam as técnicas de impressão gráfica nos meios de comunicação modernos, especialmente os jornais e revistas.

Mas o nacionalismo existe até no universo dos quadrinhos, e agora os escoceces entraram na jogada. John McShane, um dono de gibiterias, afirma no documentário da televisão BBC Scotland’s Amazing Comic Book Heroes que a primeira História em Quadrinhos já produzida é escocesa.

A obra My House in Town, que você vê acima, é de autoria do artista William Heath e teria sido publicada em 1825 no periódico quinzenal The Glasgow Looking Glass. Os méritos para defini-la como a primeira HQ da História seriam o uso de balões e da frase "continua na próxima edição" no fim de cada capítulo.

Olhando para a HQ com atenção percebemos que ela não sugere a leitura em sequencia que define as Histórias em Quadrinhos, mas que os quadros parecem mostrar recortes temporais distintos ou eventos isolados, onde não há a sugestão de ligação necessária para que o leitor acompanhe as imagens como uma narrativa.

Ou seja, os escoceses estão fazendo como alguns brasileiros, que sempre pagam o mico de dizer que foi Angelo Agostini o criador da primeira HQ. Pois bem, como eu não acredito que exista apenas um criador de nada, mas que os quadrinhos se desenvolveram espontaneamente em todo mundo, vejo tudo isso como algo muito digno de curiosidade, de grande valor histórico, mas acho que a resposta que todos buscam sobre qual foi a primeira HQ nunca vai ser obtida.

Mesmo assim, os maiores artistas dos quadrinhos escoceses, Grant Morrison, Mark Millar e Frank Quitely participarão do programa, que será lançado no segundo semestre deste ano.


Via Bleeding Cool



...

1 Comentário:

Endryws Felipe disse...

Belo post

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.

  ©Caixa de Gibis - Todos os direitos reservados.

Sobe