Daniel Clowes
O seu nome é Clay Loudermilk, você vai ao cinema pornô que costuma frequentar e vê a sua ex-namorada atuando em um filme muito esquisito, onde um homem anda de cueca na rua e não há sexo nem nudez, com um título mais do que absurdo: "Como uma luva de veludo moldada em ferro", as coisas feitas ali seriam reais e não encenações, você fica preocupado, decide procurar a garota e saber por que ela lhe abandonou e está fazendo aquilo. Você decide encontra-la e sai perguntando pelo cinema de onde vem aquele filme, um vidente que você encontra no imundo banheiro do cinema lhe diz que o filme foi feito em uma cidade chamada Gooseneck Hollow, você decide ir até lá. No caminho você encontra policiais corruptos, uma mendiga que vomita na sua cara, nerds, feministas malucas, conspiradores, adolescentes mutantes, prostitutas com três olhos, cineastas em crise, cachorros sem ânus, seitas bizarras, e um tipo de Deus!
Ele se chama Daniel Clowes e nasceu em Chicago em no dia 14 de abril de 1961. Estudou no Pratt Institute no Brooklyn, Nova Yorque e formou-se "bacharel em belas-artes" em 1984.
Ele começou sua carreira como um cartunista "alternativo" ou "underground" em 1985 com a série de curta duração Lloyd Llewellyn, uma HQ baseada nas aventuras de um detetive particular, uma divertida reunião de elementos da cultura pop do pós-guerra (Ficção Científica dos anos 1950, histórias ruins de detetive, filmes de Russ Meyer, quadrinhos da EC, etc) antecedendo várias das tendências que entrariam em voga nas décadas seguintes. Ele terminou a série em 1987, ansioso por seguir para novas formas de narrativa.
Em 2001, a adaptação de sua graphic novel Ghost World, com roteiro dele mesmo e direção de Terry Zwigoff, foi lançada sem grande sucesso comercial, mas com grande entusiasmo da crítica, recebendo uma indicação ao Oscar de melhor roteiro adaptado e vencendo o Spirit, premiação de filmes independentes, além de vários outros prêmios. Eles fizeram um segundo filme em 2006, Art School Confidential, baseado em outra história publicada em Eightball, denovo com roteiro de Clowes e dessa vez com John Malkovich e Jim Broadbent no elenco, porém o filme não atingiu o mesmo sucesso de Ghost World.
Clowes foi o primeiro cartunista a ser selecionado para a edição literária anual da revista Esquire em 1998. Em 1995 ele criou o desenho animado para o clipe dos Ramones “I Don’t Wanna Grow Up”, entre outros trabalhos de mídia, incluindo loucas capas de discos de rock. Seus quadrinhos e ilustrações são publicados nas revistas New Yorker, Time, Newsweek e muitas outras.
A primeira história que li de Daniel Clowes foi "Caricatura", um conto sombrio, realista e melancólico que saiu na coletânea Comic Book, o Novo Quadrinho Norte-Americano, da editora Conrad. Logo de cara me identifiquei com seu estilo direto, de palavras e desenhos simples, mas que atingem uma profundidade psicológica tremenda. O traço de Clowes é estilizado, mas sem concessões, com uma abundância de sombras ou características feias e nojentas em suas figuras que nos perturbam ao extremo. Ele desenha pessoas com dentes pra fora, magras, desajeitadas, mal vestidas e tortas, tão pouco idealizadas que nem parecem personagens mas sim pessoas reais, tiradas de algum lugar entre o fracasso após o colegial e a fila dos desempregados. Figuras saidas de pesadelos de hotéis de beira de estrada, com as quais não gostariamos de encontrar na rua, as pessoas que nós temos medo de nos tornarmos. É como se Daniel Clowes desenhasse seus vizinhos mais problemáticos, os que tem um emprego ruim, os que se deram mal na vida de alguma forma ou os nerds da época da escola, as vítimas do bulling e aqueles caras que ninguém gosta de convidar pra uma festa. A realidade brutal.
Um trabalho excepcional que é mais uma prova de que os quadrinhos ainda podem render grandes obras. Você vai se assustar com o trabalho deste artista. Daniel Clowes desenha algo parecido com nossa vida, ele desenha pessoas pequenas e feias, cínicas e potencialmente desesperadas, pessoas parecidas com você.
Leia a história "Caricatura" clicando nas imagens abaixo:
Fonte: Fantagraphics Books
Seja o primeiro a comentar:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.