15 de mai. de 2012

Sadomasoquismo em Before Watchmen?

O blog anda meio parado porque to sem saco pra escrever, mas nunca deixo de acompanhar as notícias sobre os lançamentos, principalmente Before Watchmen, que é o que mais me interessa neste ano. Desculpa por seguir falando do mesmo assunto em posts consecutivos, mas neste caso quebro o jejum de textos por um motivo interessante.

Quando ví as novas capas de Before Watchmen divulgadas pela DC Comics, fiquei intrigado com o elemento de BDSM (Bondage e Disciplina, Dominação e Submissão, Sadismo e Masoquismo) presente em Ozymandias #2:


Especulava sobre isso no Facebook quando o amigo Thiago Corrêa notou que a capa de Nite Owl #2 também traz um elemento desse universo, um chicote BDSM:



Ozymandias, como sabemos, será escrito por Len Wein e Nite Owl, por J. M. Straczynski.

Busquei algumas pistas sobre qualquer elemento BDSM na série e descobri que existe muito mais sobre essa perversão sexual no universo de Watchmen do que eu imaginava!

Todos se lembram que na série original, a jovem Laurie Juspeczyk (Silk Spectre) vai até a casa de Daniel Dreiberg (Nite Owl) pedir abrigo, após ser despejada da base militar onde vivia com o Doutor Manhatan, e eles passam uma noite juntos, iniciando a partir daí um romance. Mas ainda nas preliminares, eles tem um longo papo nostálgico, sobre como era bom na época em que eles combatiam o crime.

Ela encontra uma foto de uma vilã das antigas e pergunta a Dreiberg de quem se trata, ele se refere a mulher como "Dusk Woman" ou algo assim, sem lembrar o nome correto. Na foto a dedicatória provém de uma "Twilight Lady" e o Coruja acrescenta que ela era uma mulher doente. Ela é claramente sadomasoquista, segura um chicote.


Após uma tentativa falhada de fazer amor com Juspeczyk, Dreiberg dorme e sonha com a mulher misteriosa, ela o abraça vestida com seu uniforme estilo BDSM, mas ele se transforma em Nite Owl e ela, em Silk Spectre, beijam-se e morrem em uma explosão nuclear.


Depois disso, Daniel e Laurie saem em uma missão para apagar um incêndio, a bordo de Archie, a nave do coruja, eles completam a missão e Daniel, vestido com seu uniforme de herói, consegue finalmente transar com ela. Fica subentendido que ele e a tal Twilight Lady tiveram algum tipo de envolvimento sexual fetichista no passado e isso poderia ter a ver com BDSM.

Esta personagem não aparece mais na série, permanecendo como uma vilã obscura da década de 1970. Mas ao ser adaptado para o cinema, Watchmen teve um videogame, The End Is Nigh, e nele, Twilight Lady é uma das vilões principais.


Na parte 2 do game, Rorschach e Nite Owl investigam o desaparecimento de uma garota chamada Violet Greene. Os pais dela receberam uma fita em que ela aparece sendo forçada a protagonizar um filme pornô BDSM. Analisando o vídeo, eles descobrem pistas do lugar onde o filme teria sido feito e vão até lá investigar. O local se chama The Honey Pot, uma espécie de clube BDSM com danceteria e um estúdio de filmes pornô.

Os heróis lutam com seguranças e chegam ao diretor dos filmes, que Rorschach mata, eles encontram a versão completa da película e descobrem que Twilight Lady é a rainha de toda aquela perversão.

Em busca da vilã, eles chegam a uma velha mansão onde funciona um clube BDSM de elite:


Lutam com dominatrixs e seguranças até encontrar a garota desaparecida, junto com Twilight Lady. Eles descobrem que Violet Greene não era forçada a fazer os filmes, mas estava alí por vontade própria, pra ganhar dinheiro. Além disso, o clube tem membros ilustres, políticos e chefes de polícia, então Nite Owl sugere que eles partam, mas Rorschach insiste em enfrentar a vilã, alegando que ela corrompe a juventude.

Na batalha que se segue, Rorschach está prestes a matar Twilight Lady, mas é impedido por Nite Owl, que já teve um relacionamento com a vilã e ainda sente algo por ela. Os dois lutam, a partir daí o game oferece dois finais: em um deles Rorschach vence, rouba a arma de Nite Owl e mata Twilight Lady atirando-a em um telhado de vidro, fazendo com que Daniel fique chocado e termine a parceria com ele. Se Nite Owl vencer, ele salva a vilã e atira Rorschach no telhado de vidro, que se parte. Ele fica arrependido e ordena que Twilight Lady saia da cidade. Mas ao olhar outra vez, percebe que Rorschach desapareceu. De qualquer maneira, essa história sela o fim da parceria entre Nite Owl e Rorschach.

A trama de Before Watchmen teria algo a ver com essa história? O video game, pelo que sei, não faz parte do cânone de Watchmen, sendo apenas um produto que acompanhou o lançamento do filme de 2009 e nem sequer obteve sucesso. Mas os indícios de presença de elementos BDSM que vemos nas capas de Nite Owl e Ozymandias apontam pra esse lado. Isso sem falar que a história de Ozymandias é de autoria de Len Wein, e foi ele quem escreveu os diálogos do game. As histórias, tanto do game quanto dos novos gibis, se passam no período de discussão da Lei Keene, que proibiu a atividade dos vigilantes. E se não me engano, J. M. Straczynski pretende mostrar, em sua abordagem de Nite Owl, como teve início e como terminou a amizade e parceria do Coruja com Rorschach.

Será que Before Watchmen vai apenas reproduzir ou ampliar uma trama de videogame? Se for verdade, qual a relação de Ozymandias? Suas histórias serão interligadas com as de Nite Owl? O público vai entender a inclusão de BDSM, uma perversão sexual, nas novas histórias?

Eu não sei, são apenas especulações, mas acredito que isso torna o projeto muito mais interessante e não deixa de ser fiel aos temas propostos por Alan Moore na série original. Perversões sexuais fazem parte da psicologia dos vigilantes. Watchmen é uma grande sátira, e até mesmo uma ofensa aos super-heróis e incutir-lhes uma sexualidade incomum foi um dos principais artifícios utilizados por Alan moore. Before Watchmen não poderia deixar isso de lado. Vamos ver!




Com informações da Watchmen Wiki e dica do Thiago Corrêa, especialista em BDSM.



...

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sem ofensas, por favor.

  ©Caixa de Gibis - Todos os direitos reservados.

Sobe